Convergência digital é tema de Manifesto e debate na Universidade Católica de Brasília

30/03/2009 § Deixe um comentário

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Texto e fotos: Nathália Kneipp

“Rupturas da convergência digital: na comunicação, nas organizações e na sociedade” é o tema de um grupo de pesquisa recém-criado na Universidade Católica de Brasília (UCB). Para lançar o Manifesto desse “gabinete” de estudos do Programa de Mestrado em Comunicação, houve uma palestra de André Barbosa Filho sobre “a oferta de novas tecnologias, um movimento que não tem fim”, realizada hoje (27) na UCB, campus de Taguatinga.

O diretor do Programa de Mestrado em Comunicação, João Curvello, esclarece que os sete gabinetes (ver quadro abaixo) “são espaços de indução e de produção de pesquisa na área de Comunicação, coordenados pelos professores permanentes do Programa de Mestrado”. O ciclo de debates acontecerá até novembro, com encontros mensais do grupo.
Mercado promissor

A palestra do jornalista, professor e assessor da Presidência da República, André Filho, coincide com a data de inauguração do Design Center do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (Ceitec/MCT) em Porto Alegre (RS), instituição que terá seu foco em três nichos do mercado mundial de semicondutores: RFID, wirelles communication e digital multimidia. Filho aponta o fato de o Brasil ter a sua primeira “sala limpa” como a porta de entrada no seleto grupo de países que dominam a microeletrônica avançada e podem produzir e comercializar semicondutores e sistemas de circuitos integrados (chips).

Filho menciona que o Ceitec lançou, em setembro de 2008, o primeiro chip nacional para rastreabilidade bovina, um primeiro dispositivo de uma linha completa de produtos de rastreabilidade animal chamados de ATD (Animal Tracking Device) que serão fabricados na unidade e que contemplarão, posteriormente, as cadeias de suínos e aves.

Se para os pecuaristas as novidades são alvissareiras, para os profissionais da Comunicação e, especialmente, para os interessados em comunicação digital, mídias digitais, convergência digital, as novas perspectivas do mercado resumem-se no título do manifesto lançado nessa ocasião: “nada será como antes”.

O co-autor de “Comunicação Digital” e “Mídias Digitais” aconselha aqueles que têm interesse em atuar nessa área a conciliar presença no mercado com participação na universidade; engajamento nas pesquisas:. “quem faz deve pensar e quem pensa deve fazer”, sentencia.

Integração, palavra da vez

Não é à toa que o sistema escolhido para a TV Digital brasileira comece com a palavra “integração” e o Manifesto termine com a palavra “solidariedade”. Esses dois “pólos” resumem toda a estratégia e expectativas com a convergência digital que está se alastrando no País.

ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting  Terrestrial) é o padrão japonês de TV Digital que foi adotado no Brasil. André Filho exibiu dois vídeos que ilustram os recursos que possibilitarão que a TV se torne um meio (crescentemente disponível nos celulares) que permita interatividade, multiprogramação, com um leque de opções e funções. No site g1.com.br/jornalnacional, ao digitar no campo de busca a expressão “tecnologias de comunicação e informação”, descortina-se um conjunto de artigos que elucidam o que ocorrerá na era do terabyte.

Bernardo Hernández, diretor de marketing do Google, é um dos entrevistados, no vídeo exibido, e traz o seu ponto de vista sobre mudanças, tendências e reflexões sobre as novas tecnologias e os novos conteúdos. Hernández mantém um blog em que discute, entre muitos assuntos, a rapidez com que a Internet está recebendo a migração de jornais que encerraram os seus negócios “em papel”, como o americano San Francisco Chronical ou o espanhol SegundaMano, e passaram a ter edições exclusivamente on-line.

Conferência Nacional de Comunicação

Uma faixa no fundo da sala em que ocorreu a palestra renova os votos dos estudantes “por uma Conferência Nacional de Comunicação ampla e participativa”. O timing é perfeito, pois, no dia 25 de março, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou requerimento da deputada Cida Diogo (PT-RJ) que cria uma subcomissão especial que ficará encarregada de acompanhar os debates preparatórios e durante a Conferência prevista para o início de dezembro deste ano. A subcomissão sobre “a Conferência será uma das três subcomissões especiais da CCTCI a serem instaladas neste ano, além de três outras subcomissões permanentes: de Radiodifusão, de Comunicação e de Ciência e Tecnologia” .

Filho descreveu a complexidade do portfólio “TV Digital brasileira”. Tais assuntos devem ser tratados nessa Conferência, como é o caso do uso racional do espectro de frequência; definições sobre quem ocupará a TV Digital nos próximos anos, questões relacionadas à legislação sobre outorga e monopólio midiático dos donos das emissoras, entre tantos outros temas. Para o palestrante, é imperativa a participação pública, pois a tecnologia deve ser útil aos anseios da população. Alerta os estudantes de comunicação sobre o processo de transição que está em curso rápido, “é preciso se capacitar com afinco para estar à altura dos desafios da convergência digital”, conclui.

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Temas dos gabinetes de pesquisa em comunicação do Programa de Mestrado da UCB:

1. Mídia Organizacional
2. Mídias Digitais
3. Artes Tradicionais e Cultura Mediática
4. Narrativas Publicitárias na Mídia
5. Mídia e Cidadania
6. Comunicação, Espiritualidade e Arte na Cultura Mediática
7. Rupturas da Convergência Digital: na comunicação, na sociedade, nas organizações

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